Erickson e o Desenvolvimento



      Erickson salienta os aspectos culturais do processo evolutivo da personalidade. Considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, estádios psicossociais. Cada idade é caracterizada por tarefas específicas e pela experiência de determinado conflito ou crise. Através da resolução do conflito de cada estádio, o indivíduo adquire novas capacidades que se desenvolvem.




1ª Idade

(0-18 meses)
Confiança vs. Desconfiança

- estádio marcado pela relação que o bebé estabelece com a mãe, e é com esta que ocorre a crise deste estádio.

- se a relação com a mãe for satisfatória, desenvolve sentimentos de confiança relativamente aos outros e ao meio.

- se a relação não for satisfatória, desenvolve sentimentos de suspeita, medo e insegurança relativamente aos outros e ao meio.

2ª idade  (18meses aos 3anos)
Autonomia vs. Dúvida e Vergonha

- a criança está apta para explorar activamente o meio.

- se for encorajada desenvolve autoconfiança e autonomia.

- se for muito controlada, desenvolve um sentimento de dependência, de vergonha de se expor.


3ª idade

(3-6 anos)
Iniciativa vs. Culpa

- neste estádio marca-se a possibilidade de tomar iniciativas sem medo de culpabilidade.

- vertente positiva (V.P.): a criança desenvolve a capacidade para iniciar acções e sente grande prazer quando obtém sucesso.

- vertente negativa (V.N.): quando não é favorecido o desenvolvimento por repressão ou punição, a criança sente-se culpada por desejar comportar-se segundo os seus desejos.



4ª Idade

(6-12 anos)
Indústria vs. Inferioridade

- na nossa cultura predominam as actividades escolares neste estádio.

- se a criança corresponde ao que lhe é exigido no processo de aprendizagem, a sua curiosidade é estimulada bem como o desejo de aprender. O sucesso desenvolve nela sentimentos de auto-estima e de competência.

- se a criança se sente incapaz de atingir com sucesso as actividades escolares, quando os seus companheiros o atingem, pode desenvolver um sentimento de inferioridade desinvestindo nas tarefas.



5ª Idade

(12-18 anos)
Identidade vs. Difusão ou Confusão

- a tarefa fundamental é a construção da identidade que ocorre ao experimentar vários papéis possíveis.

- V.P.: formação da identidade pessoal e reconhecimento dos papéis a seguir.
- Se não consegue definir papéis que pode ou quer desempenhar, experimenta uma confusão de identidade e de papéis.


6ª  Idade

(18-30 anos)
Intimidade vs. Isolamento

- o adulto desenvolve relações de amizade e de afecto com os outros.

- V.P. : desenvolve relações de intimidade.
- Se não consegue estabelecer esses laços sociais pode isolar-se distanciando-se dos outros.


7ª Idade

 (30-60anos)
Generatividade vs. Estagnação

- grande vontade de tornar o mundo melhor e contribuir como membro activo na sociedade, desenvolvendo interesses e actividades produtivas.

- V.N.: o adulto não consegue desenvolver actividades úteis para os outros, preocupando-se apenas consigo próprio.


8ª Idade

(após os 60

anos)
Integridade vs. Desespero

- O indivíduo avalia a sua vida.

- V.P.: desenvolve um sentimento de realização face ao passado, resultante duma avaliação positiva da vida e desenvolve o sentimento de integridade.

- V.N.: desenvolve um sentimento de que se perderam oportunidades importantes, resultante duma avaliação negativa e da impossibilidade de começar tudo de novo – desespero.

- A grande virtude adquirida nesta idade é a sabedoria.

0 Comentários:

Enviar um comentário