Erickson salienta os aspectos culturais do processo evolutivo da personalidade. Considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, estádios psicossociais. Cada idade é caracterizada por tarefas específicas e pela experiência de determinado conflito ou crise. Através da resolução do conflito de cada estádio, o indivíduo adquire novas capacidades que se desenvolvem.
1ª Idade (0-18 meses) | Confiança vs. Desconfiança- estádio marcado pela relação que o bebé estabelece com a mãe, e é com esta que ocorre a crise deste estádio. - se a relação com a mãe for satisfatória, desenvolve sentimentos de confiança relativamente aos outros e ao meio. - se a relação não for satisfatória, desenvolve sentimentos de suspeita, medo e insegurança relativamente aos outros e ao meio. |
2ª idade (18meses aos 3anos) | Autonomia vs. Dúvida e Vergonha- a criança está apta para explorar activamente o meio. - se for encorajada desenvolve autoconfiança e autonomia. - se for muito controlada, desenvolve um sentimento de dependência, de vergonha de se expor. |
3ª idade (3-6 anos) | Iniciativa vs. Culpa- neste estádio marca-se a possibilidade de tomar iniciativas sem medo de culpabilidade. - vertente positiva (V.P.): a criança desenvolve a capacidade para iniciar acções e sente grande prazer quando obtém sucesso. - vertente negativa (V.N.): quando não é favorecido o desenvolvimento por repressão ou punição, a criança sente-se culpada por desejar comportar-se segundo os seus desejos. |
4ª Idade (6-12 anos) | Indústria vs. Inferioridade- na nossa cultura predominam as actividades escolares neste estádio. - se a criança corresponde ao que lhe é exigido no processo de aprendizagem, a sua curiosidade é estimulada bem como o desejo de aprender. O sucesso desenvolve nela sentimentos de auto-estima e de competência. - se a criança se sente incapaz de atingir com sucesso as actividades escolares, quando os seus companheiros o atingem, pode desenvolver um sentimento de inferioridade desinvestindo nas tarefas. |
5ª Idade (12-18 anos) | Identidade vs. Difusão ou Confusão- a tarefa fundamental é a construção da identidade que ocorre ao experimentar vários papéis possíveis. - V.P.: formação da identidade pessoal e reconhecimento dos papéis a seguir. - Se não consegue definir papéis que pode ou quer desempenhar, experimenta uma confusão de identidade e de papéis. |
6ª Idade (18-30 anos) | Intimidade vs. Isolamento - o adulto desenvolve relações de amizade e de afecto com os outros. - V.P. : desenvolve relações de intimidade. - Se não consegue estabelecer esses laços sociais pode isolar-se distanciando-se dos outros. |
7ª Idade (30-60anos) | Generatividade vs. Estagnação- grande vontade de tornar o mundo melhor e contribuir como membro activo na sociedade, desenvolvendo interesses e actividades produtivas. - V.N.: o adulto não consegue desenvolver actividades úteis para os outros, preocupando-se apenas consigo próprio. |
8ª Idade (após os 60 anos) | Integridade vs. Desespero- O indivíduo avalia a sua vida. - V.P.: desenvolve um sentimento de realização face ao passado, resultante duma avaliação positiva da vida e desenvolve o sentimento de integridade. - V.N.: desenvolve um sentimento de que se perderam oportunidades importantes, resultante duma avaliação negativa e da impossibilidade de começar tudo de novo – desespero. - A grande virtude adquirida nesta idade é a sabedoria. |
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