Desenvolvimento ao longo da Infância e da Adolescência

       Um grande número de estudiosos da psicologia do desenvolvimento humano estabeleceram áreas ou aspectos para estudar o desenvolvimento, sabemos que o desenvolvimento pode ser entendido nos aspectos físico, cognitivo, emocional e social. Para as teorias explicativas o que interessa é verificar o que muda e o que permanece constante através da história evolutiva de cada espécie. As teorias da aprendizagem social procuram explicar o processo evolutivo do ser humano em termos das técnicas de condicionamento e tentam explicar o comportamento como simples relação estimulo-resposta, a teoria dos estádios evolutivos procura estabelecer leis gerais do desenvolvimento humano. São vários os autores que contribuíram para a psicologia do desenvolvimento, dentre estes, destacamos JEAN PIAGET.

        Piaget defende que o desenvolvimento intelectual resulta da interacção entre factores inerentes ao sujeito e ao meio em que está inserido, e implica mecanismos como:

1. Assimilação: o sujeito incorpora os elementos do meio aos esquemas já existentes;
2.  Acomodação: as estruturas mentais modificam-se em função de situações novas;
3. Equilibração: mecanismo que regula a acomodação e a assimilação, prepara ou adequa a assimilação à acomodação e vice-versa.

     Aponta como principais factores de desenvolvimento:

             1.     Hereditariedade: refere-se à maturação interna do sujeito;
             2.    Experiência Física: refere-se à acção sobre os objectos;
            3.    Transmissão social: a educação contribui muito para o desenvolvimento do sujeito, um meio rico em estímulos e informações favorece um desenvolvimento equilibrado;
        4.  Equilibração: mecanismo regulador da assimilação e da acomodação, possibilitando uma maior adaptação do sujeito ao meio.

0 Comentários:

Enviar um comentário