Estádio Sensório – Motor (até aos 2 anos) | - caracteriza-se por uma inteligência sensorial, porque o bebé capta todas as informações que recebe através dos órgãos dos sentidos e motora, porque o bebé se exprime através de movimentos. - aparecimento do conceito de objecto permanente: a criança procura um objecto escondido porque tem a noção de que este continua a existir mesmo quando não o vê. |
Estádio Pré – Operatório (2-6/7 anos) | - é característico deste estádio a função simbólica que consiste na capacidade de representar mentalmente objectos, ou acontecimentos, que não ocorrem no presente, através de símbolos. - a função simbólica manifesta-se pela linguagem, jogo simbólico, a imagem mental e o desenho. - aqui a criança ainda não é capaz de fazer operações mentais e o seu pensamento é intuitivo baseado na percepção dos dados sensoriais. - surge aqui o egocentrismo que se define como o entendimento pessoal de que o mundo foi criado para si e isso, impede o bebé de compreender que, sobre o real, existem outras perspectivas para além da sua. |
Estádio das Operações Concretas (6/7-11/12 anos) | - começa a ser ultrapassado o egocentrismo do estádio anterior. - desenvolve o pensamento lógico: desenvolve conceitos e é capaz de realizar operações mentais, mas é apenas capaz de o fazer se estiver perante os objectos e/ou situações. - desenvolve a noção de conservação da matéria, peso, volume, e desenvolve também a capacidade de fazer seriações e classificações. |
Estádio das Operações Formais (11/12-16 anos) | - aparece um novo tipo de pensamento: o pensamento abstracto, lógico e formal, pelo que a criança já é capaz de resolver problemas sem suporte concreto. - coloca mentalmente as hipóteses deduzindo as consequências – raciocínio hipotético - dedutivo. - surge o egocentrismo intelectual que leva ao adolescente a considerar que através do seu pensamento pode resolver todos os problemas e que as suas ideias e convicções são as melhores |
Desenvolvimento Cognitivo - Jean Piaget
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